quarta-feira, 9 de junho de 2010

SANTA MARIA, PINTA E NINA





Cristóvão Colombo partiu com a nau Santa Maria no final do século XV, em busca de uma rota direta para as Índias.
Santa Maria era, na verdade, a nau-capitânia de uma frota de três navios, que incluía também as caravelas Pinta e Niña. Os três navios partiram do porto espanhol de Palos no dia 3 de agosto de 1492.
Santa Maria era o maior navio (e o mais lento) da frota, e muitos especialistas acreditam que deveria ter mais de 30 metros de comprimento. Era uma típica nau, também conhecida como galeão, e devia ter três ou quatro mastros, popa alta e no mínimo três metros de profundidade.
Depois de carregar o navio com provisões nas Ilhas Canárias, o Santa Maria e as caravelas de apoio empreenderam uma viagem de cinco semanas pelo mar, sem sinal de terra firme. A tripulação vibrou quando finalmente avistou terra – as Bahamas – em 12 de outubro de 1492.
Os três navios passaram mais de dois meses explorando as ilhas da região, até que o Santa Maria encalhou no Haiti, e o navio foi desmontado para construir uma fortaleza, que iria defender a primeira colônia espanhola da ilha.
Hoje existem diversas réplicas do Santa Maria ao redor do mundo, incluindo uma cópia em Ohio, EUA, que foi aberta à visitação em 1992.


A Pinta foi uma das caravelas que integrou a expedição do Almirante Cristóvão Colombo na viagem em que, navegando para Oeste pelo Oceano Atlântico, veio a descobrir o continente americano (1492). De acordo com a tradição em vigor na Espanha, à época, as embarcações eram baptizadas com o nome de santos da Igreja Católica e, normalmente, recebiam também apelidos. Desconhece-se, entretanto, o nome católico da embarcação.
Armada pela família Pínzon, era de propriedade de Martín Alonso Pinzón (que a comandava) e de Cristóbal Quintero, este último acusado de sabotagem da embarcação ainda na Espanha, uma vez que esta fazia água e que por duas vezes viu o seu leme quebrado após a partida de Palos de la Frontera. Necessitou, por essa razão, de reparos, providenciados em escala nas ilhas Canárias.
Era a melhor e mais rápida embarcação da expedição: foi a bordo dela que, a 12 de Outubro de 1492, Rodrigo de Triana primeiro avistou o Novo Mundo. Tinha 20 metros de comprimento por sete metros de largura e a capacidade aproximada de 60 toneladas. Era tripulada por vinte e seis homens.


A Niña foi uma das caravelas que integrou a expedição do Almirante Cristóvão Colombo na viagem em que, navegando para Oeste pelo Oceano Atlântico, veio a descobrir o continente americano (1492).
Armada pela família Pínzon, era capitaneada por Vicente Yáñez Pinzón, irmão de Martín Alonso Pinzón, comandante da Pinta.
Com o naufrágio da nau Santa Maria, em dezembro de 1492 no Haiti, recebeu a bordo a tripulação e a carga daquela, inclusive o Almirante, conduzindo-os de volta à Espanha.
N Niña tinha as dimensõe s de 11 metros de comprimento por 6 metros de altura e tinha 3 mastros.

Planos de construção disponíveis para Download: BAIXAR

Retornar sessão de planos para Download

















rebocador mite review 2010 em madeira

REBOCADOR MITE


Um Pequeno rebocador de Porto Esteve na ativa até meados de 1930.
Foi construido em 1887 na Philladelfia EUA.



Curso on-line Construa você mesmo o seu rebocador!!

Para visualizar as aulas abaixo você precisará do
programa adobe acrobat reader 6.0 instalado em seu computador.
Caso não tenha este programa acesse o site www.baixaki.com.br e baixe o programa adobe reader.

MANUAL DE CONSTRUÇÃO
DO REBOCADOR MITE EM MADEIRA


VEJA FOTOS DA CONSTRUÇÃO com casco em fiberglass

Para adquirir os planos de construção deste nautimodelo clique aqui

O Rebocador Mite pode ser adquitido de várias
formas como mostrado abaixo:


KIT COMPLETO COM CASCO
EM FIBERGLASS
Saiba mais

KIT DE MADEIRAS - TODO O MADEIRAMENTO NECESSÁRIO PARA
CONSTRUÇÃO DO REBOCADOR MITE (SEM CORTE)
Saiba mais


KIT DE MADEIRAS - TODO O MADEIRAMENTO NECESSÁRIO PARA CONSTRUÇÃO DO REBOCADOR MITE CORTADO A LASER saiba mais


KIT COMPLETO CORTADO A LASER
Saiba Mais


Todo o material disponível avulso Saiba mais


Rebocador Mite montado completo sem rádio Saiba Mais



ADQUIRA O PROJETO DO
REBOCADOR MITE CLICANDO SOBRE A IMAGEM ABAIXO: